quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Jogos Olímpicos 2016




Em 2016, o maior evento desportivo do planeta terá lugar na América do Sul pela primeira vez na história. A cidade do Rio de Janeiro irá sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

O acontecimento mexe com o dia-a-dia dos brasileiros desde a confirmação da vitória, no dia 2 de Outubro de 2009. O anúncio feito pelo presidente do COI, Jacques Rogge, foi a coroação maior de uma trajectória de conquistas, mas, acima de tudo, o início de uma caminhada de grandes oportunidades e desafios.

A infraestrutura necessária para a realização dos Jogos impressiona em cada detalhe. Serão mais de 100 mil pessoas envolvidas directamente na organização, incluindo 70 mil voluntários, e milhões impactados na cidade, no país e no continente. São esperados mais de 10.500 atletas de cerca de 205 nações ao redor do mundo, além de milhares de profissionais de imprensa, de apoio, apaixonados pelo desporto e turistas de todo globo.

Para receber todos estes convidados, o Rio passará por uma transformação, mas sem perder jamais o espírito carioca e a energia brasileira, que contagiam a todos.









Processo de criação da marca dos Jogos Olímpicos


Vencedora de uma concorrência que reuniu 139 empresas brasileiras, a Tátil Design foi a responsável pelo desenvolvimento da logo marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016, apresentada no dia 31 de Dezembro, no tradicional Réveillon da Praia de Copacabana. Até o grande momento chegar, entretanto, muito trabalho colectivo, inspiração e transpiração marcaram a criação do inovador símbolo 3D.

As formas e cores da natureza do Rio, o movimento, a diversidade, a harmonia, o espírito olímpico e, centralmente, os valores “paixão e transformação”, fizeram parte do detalhado e exigente briefing entregue pela área de Branding do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Além de questões técnicas, a dimensão emocional estava presente no documento. O espírito de colectividade, de universalidade, de inovação e de projecção do Rio de Janeiro para o futuro deveria estar presente na marca.

A partir disso, a agência, que tem 20 anos de mercado e mais de 100 prêmios nacionais e internacionais conquistados, reuniu mais de 30 designers de seu cast para uma dinâmica inicial, onde os 12 pontos expostos pelo briefing deveriam ser trabalhados.

Foram buscadas referências em artistas, música, arquitectura, conceitos dos mais diversos matizes, linguagens visuais das mais variadas origens, até que, depois de muitos modelos criados e descartados, uma idéia viesse a consolidar todos os atributos que uma logo marca de Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro requer. No fim, nasce “uma marca escultura para uma cidade escultura”, como define Fred Gelli, sócio-fundador e director de criação da Tátil.



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História das Olimpíadas

Rio de Janeiro








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