quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O NOSSO CORE

Um bom treino core é mais do que apenas exercícios abdominais

A importância do treino core não pode ser ignorada pois é a ligação de todos os movimentos. Um Core forte irá suportar as costas, prevenindo lesões, possibilitando gerar força para todas as actividades.

Por vezes o treino core e treino abdominal são encarados como sinónimos mas, os músculos abdominais por si só estão sobre valorizados, quando falamos de treino / força core. Na realidade, a estrutura abdominal têm uma acção específica muito limitada.
Estabilização do Core (estabilidade do Core, ou força do Core) significa usar os músculos do tronco para apoiar a coluna e o corpo durante a actividade. Os músculos do tronco incluem os do abdómen, nas costas, no pescoço e omoplatas, em redor da pélvis, bacia, adutores e glúteos.
A estabilização do core ajuda a melhorar a postura, equilíbrio, força e ajuda a prevenir lesões.
 
Treino core - Força do Core e boa Postura
Se está a acompanhar as tendências do exercício e fitness, certamente já ouviu a expressão “força do core”. Refere-se aos seus músculos abdominais, costas e da sua capacidade de suportar a nossa coluna e manter o nosso corpo estável e em equilíbrio.
Aprendendo a fortalecer o seu core, vai obter uns abdominais mais fortes e reduzir as dores nas costas.

Quais são os músculos do Core?
A lista dos músculos que constituem o Core difere um pouco entre investigadores, existindo diferentes agrupamentos. De uma forma geral, os músculos do Core preenchem todo o cumprimento do tronco; e quando contraem eles estabilizam a coluna, pélvis, zona da escápula e ombros, constituindo uma base sólida de suporte.
Deste modo ficamos capazes de gerar movimentos potentes das extremidades. A lista seguinte incluí tanto os músculos do core mais conhecidos assim como os grupos menos conhecidos.
O objectivo da estabilidade do core é manter uma base sólida, e de transferência de energia a partir do centro do corpo para os membros.



Consulte este site para mais informações técnicas sobre este tema. 

Músculos que constituem o CORE
- Recto abdominal
- Transverso
- Grande Oblíquo
- Pequeno Oblíquo
- Erector da coluna
- Flexores da coxa. Os músculos que fazem parte:
- Psoas Ilíaco
- Recto anterior do Quadricípede
- Tensor da Fascia Lata
- Sartório
- Glúteo médio e pequeno
- Grande Glúteo, Hamstrings e Piriformes
- Adutores da coxa
 
Fortalecendo o Core reduzimos as dores nas costas
Os abdominais levam todo o crédito de proteger as costas e ser a base da força, mas eles são apenas uma pequena parte do que compõe o Core. Na verdade, são alguns músculos fracos e desequilibrados do Core que estão ligados à dor lombar.
Músculos do Core frágeis resultam numa perda da curvatura apropriada e numa postura incorrecta. Estes músculos equilibrados e mais fortes ajudam a manter a postura correcta e a reduzir a tensão sobre a coluna vertebral.




Treino Core e Performance Atlética
Porque os músculos do tronco estabilizam a coluna vertebral, desde a da pélvis ao pescoço e ombros, eles permitem transferir movimentos potentes dos braços e pernas. Todos os movimentos poderosos têm origem no centro do corpo, e nunca apenas dos membros sozinhos.
Antes de qualquer contracção muscular rápida e potente possa ocorrer nos membros, a coluna e a estrutura core deve estar sólida e estável, para que as extremidades possam contrair.
Treinando os músculos do core também corrige desequilíbrios posturais que podem levar a lesões. O maior benefício do treino do core é desenvolver o fitness funcional o qual é essencial tanto para as actividades diárias como para o exercício físico.


Os exercícios de fortalecimento do Core são mais efectivos quando o tronco trabalha como uma estrutura sólida e os músculos anteriores e posteriores contraem ao mesmo tempo, sendo realizados movimentos com multi-articulações que estabilizam a coluna.



Ana Catarina Andrade

Jogos Olímpicos 2016




Em 2016, o maior evento desportivo do planeta terá lugar na América do Sul pela primeira vez na história. A cidade do Rio de Janeiro irá sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

O acontecimento mexe com o dia-a-dia dos brasileiros desde a confirmação da vitória, no dia 2 de Outubro de 2009. O anúncio feito pelo presidente do COI, Jacques Rogge, foi a coroação maior de uma trajectória de conquistas, mas, acima de tudo, o início de uma caminhada de grandes oportunidades e desafios.

A infraestrutura necessária para a realização dos Jogos impressiona em cada detalhe. Serão mais de 100 mil pessoas envolvidas directamente na organização, incluindo 70 mil voluntários, e milhões impactados na cidade, no país e no continente. São esperados mais de 10.500 atletas de cerca de 205 nações ao redor do mundo, além de milhares de profissionais de imprensa, de apoio, apaixonados pelo desporto e turistas de todo globo.

Para receber todos estes convidados, o Rio passará por uma transformação, mas sem perder jamais o espírito carioca e a energia brasileira, que contagiam a todos.









Processo de criação da marca dos Jogos Olímpicos


Vencedora de uma concorrência que reuniu 139 empresas brasileiras, a Tátil Design foi a responsável pelo desenvolvimento da logo marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016, apresentada no dia 31 de Dezembro, no tradicional Réveillon da Praia de Copacabana. Até o grande momento chegar, entretanto, muito trabalho colectivo, inspiração e transpiração marcaram a criação do inovador símbolo 3D.

As formas e cores da natureza do Rio, o movimento, a diversidade, a harmonia, o espírito olímpico e, centralmente, os valores “paixão e transformação”, fizeram parte do detalhado e exigente briefing entregue pela área de Branding do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Além de questões técnicas, a dimensão emocional estava presente no documento. O espírito de colectividade, de universalidade, de inovação e de projecção do Rio de Janeiro para o futuro deveria estar presente na marca.

A partir disso, a agência, que tem 20 anos de mercado e mais de 100 prêmios nacionais e internacionais conquistados, reuniu mais de 30 designers de seu cast para uma dinâmica inicial, onde os 12 pontos expostos pelo briefing deveriam ser trabalhados.

Foram buscadas referências em artistas, música, arquitectura, conceitos dos mais diversos matizes, linguagens visuais das mais variadas origens, até que, depois de muitos modelos criados e descartados, uma idéia viesse a consolidar todos os atributos que uma logo marca de Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro requer. No fim, nasce “uma marca escultura para uma cidade escultura”, como define Fred Gelli, sócio-fundador e director de criação da Tátil.



Clicar:

História das Olimpíadas

Rio de Janeiro









BENEFÍCIOS DOS ALONGAMENTOS
- Auxiliam no desenvolvimento da consciência corporal, melhorando a postura;
- Reduzem as tensões articulares provocadas por músculos muito encurtados, que na maioria das vezes são responsáveis por problemas articulares (principalmente em idosos ou indivíduos que se viciam em posições erradas no dia-a-dia );
- Aumento da eficiência mecânica por permitir a realização dos gestos desportivos em faixas aquém do limite máximo do movimento onde a resistência ao gesto é maior;
- Permite a realização de gestos e movimentos que sem esta seriam simplesmente impossíveis;
- Diminuição dos riscos de lesões e distensões, apesar de não confirmado experimentalmente, a prática nos tem demonstrado sua veracidade;
- Propicia condições para melhoria da agilidade, força e velocidade, reduzindo a deteorização física associada com a idade.

Holmes Place - Postura e Alongamentos - Flexibilidade from Holmes Place PT on Vimeo.

Álcool vs Desporto

ÁLCOOL E DESPORTO NÃO COMBINAM


Se pratica desporto deve estar atento aos efeitos do álcool. O álcool reduz a capacidade de resposta do organismo, acelera a perda de calor do corpo e reduz a resistência. Se consumiu álcool 24 horas antes de um jogo, prova ou exercício, é mais provável desenvolver cãibras musculares.

Resistência
O nível de açúcar no sangue, que o corpo necessita para ter energia, é produzido pelo fígado que liberta glicose na circulação sanguínea. O álcool reduz a capacidade do organismo para produzir este açúcar; o que resulta em menos energia e menos resistência.

Perda de calor
Primeiro, ao entrar no corpo o álcool fá-lo sentir-se febril. O organismo perde calor rapidamente o que pode levar a uma descida anormal da temperatura corporal (hipotermia). Quanto mais prolongado for o treino ou quanto mais fresco estiver o tempo, maior é o risco de hipotermia.

Tempo de reacção
As propriedades tranquilizantes do álcool continuam a fazer-se sentir muito depois de ter bebido. O álcool afecta o sistema nervoso central, diminuindo a capacidade de processamento da informação no cérebro. Isto afecta a reacção, coordenação, precisão e equilíbrio; parâmetros importantes para quem pratica desporto.

Lesões musculares

O álcool provoca hemorragia e inchaço nos tecidos musculares lesionados (rotura de ligamentos, contusões e cortes, que são as lesões mais comuns) levando mais tempo a cicatrizar. Por outro lado, o álcool dissimula a dor retardando o início do tratamento, fazendo toda a diferença no tempo de recuperação.
Se sofreu uma lesão muscular, evite o álcool, pelo menos até iniciar o tratamento.

Cãibras

Durante o exercício, os músculos queimam açúcar, produzindo ácido láctico. Muito ácido láctico conduz à fadiga muscular e cãibras.
O álcool que entra no organismo depois de uma noite de excessos, contribui para uma produção ainda maior de ácido láctico, aumentando drasticamente o risco de cãibras.




terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Alongamentos

Dicas para Alongamentos

  1. Se for inseguro para realizá-los procure um professor de educação física nível superior ou uma boa academia (Como a Korpus!!!) o mais perto de sua casa para obter auxilio;
  2. Escolha posições seguras para realizá-los mantendo um bom alinhamento corporal;
  3. Alongue-se até sentir uma sensação de tensão. Se por acaso sentir dor intensa, a posição deve ser relaxada para evitar micro lesões na musculatura. Toda pessoa deve respeitar seus limites e aumentar lenta e gradualmente a intensidade dos exercícios;
  4. Mantenha o alongamento de 10-60 segundos por articulação. Evite balançar-se na execução (pois assim estará estimulando um reflexo de contração ao invés do propósito de alongar);
  5. Faça um pré-aquecimento (pode ser uma pequena caminhada ou uma pedalada de 5-10 min antes de realizá-los .Os melhores resultados ocorrem quando eles estão mais estimulados, fazendo também no resfriamento após os exercícios ;
  6. Mantenha uma regularidade de 3-5 vezes por semana a fim de obter bons resultados no ganho de flexibilidade.

Alongamentos Definição

Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.
O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação.
Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade.
Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.
E nossos músculos, que são responsáveis pelos nossos movimentos, possuem, entre outras características importantes, a elasticidade, que lhes permite voltar ao tamanho normal depois de alongados.
Entretanto, devido à vida sedentária, posturas inadequadas, stress diário e a não realização de alongamentos, o ser humano pode ter estruturas do corpo comprometidas pelo desalinhamento ou sobrecarga que sofrem. Com os músculos tensos ou encurtados, não haverá amplitude normal de movimentos, nem uma boa circulação sanguínea, além de causar desconfortos e até dores.
Isso mostra a importância de realizarmos alongamentos com frequência, entretanto, mais importante do que realizá-los, é fazê-los de maneira correta.
Os alongamentos são fáceis, mas quando realizados de forma incorrecta podem, na realidade, fazer mais mal do que bem.
Alongamentos antes e depois da exercitação mantêm a flexibilidade e ajudam na prevenção de lesões comuns.

Beijing Paralympics 2008


Desporto Adptado

O Instituto do Desporto de Portugal, afirma que a prática desportiva revela-se um instrumento privilegiado de intervenção com portadores de deficiência. O universo do desporto subdivide-se em várias vertentes, nomeadamente, educativa, recreativa, terapêutica e competitiva, todas elas aplicáveis às populações especiais, e também todas elas promotoras de integração social.

O desporto tem o mérito de dar visibilidade às capacidades dos indivíduos, e não às suas dificuldades, pois ninguém pratica uma actividade desportiva e recreativa em que não tenha oportunidade de colocar em evidência as suas capacidades.


VALOR DO DESPORTO E DA ACTIVIDADE FÍSICA NA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

A nível do próprio indivíduo, poderá contribuir para:

  1. - O desenvolvimento da condição física (aumento da força, da resistência, da velocidade, da flexibilidade);
  2. O psicomotor (melhoria no controlo postural, na coordenação motora, no equilíbrio, no conhecimento do corpo e das suas reais potencialidades quer psicomotoras, quer físicas);
  3. A estimulação de centros nervosos e de estruturas anatómicas lesadas, que poderá acelerar o processo terapêutico;
  4. Potenciar o desenvolvimento cognitivo;
  5. Potenciar um aumento do autoconceito;
  6. Potenciar um aumento da comunicação;
  7. Potenciar a prevenção de estados depressivos e de ansiedade;
  8. Potenciar a redução da irritabilidade e da agressividade;
  9. A produção de uma sensação de bem-estar e equilíbrio;
  10. Ajudar no desenvolvimento intelectual, sobretudo nas idades mais tenras;
  11. Potenciar a integração social e a qualidade de vida.

Contribui também para o desenvolvimento social,
nomeadamente:


  1. Através do esclarecimento do público acerca da situação particular dos grupos de deficiência, acerca das suas experiências, comportamento, actuação e das suas reais capacidades;
  2. Permitindo construir uma melhor camaradagem entre deficientes e não deficientes;
  3. Promovendo a integração social de portadores de deficiência através da realização de provas com pessoas com deficiência em eventos para pessoas sem deficiência;
  4. Os desportistas com deficiência funcionam como modelo de superação dos próprios limites para outros elementos com deficiência, permitindo que estes possam encontrar soluções para as suas próprias barreiras à integração e participação na sociedade;
  5. Despertando um maior interesse da comunidade científica para o estudo das deficiências, sobretudo no que diz respeito às áreas científicas que estudam o comportamento. A partir daí, a intervenção com esta população terá uma mais-valia no que diz respeito à qualidade desta;
  6. Promovendo o desenvolvimento de soluções técnicas e de materiais cada vez mais adaptados, que permitam a aatenuação das desvantagens provocadas pelas deficiências.


NBC Paralympics Close from Edd Flynn on Vimeo.











Nutrição

Pirâmide dos alimentos

Nutrição Humana

A nutrição humana é uma ciência que estuda os nutrientes e outras substâncias alimentícias e a forma na qual o corpo as assimila.

Os nutrientes são classificados em cinco grupos principais: proteínas, carbonatos ou glícidos, gorduras ou lípidos, vitaminas e sais minerais. Esses grupos compreendem um total de 45 a 50 substâncias que os cientistas consideram essenciais para manter a saúde e um crescimento normal, com base em pesquisas com animais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e alguns países dão indicações precisas quanto aos nutrientes necessários a uma dieta equilibrada.

* FUNÇÕES DOS NUTRIENTES

A função primordial da proteína é produzir tecido corporal e sintetizar enzimas, alguns hormonas que regulam a comunicação entre órgãos e células (como a insulina) e outras substâncias complexas que regem os processos corporais.

Os sais minerais inorgânicos são necessários à reconstrução estrutural dos tecidos corporais, além de participar em processo
s como a acção dos sistemas enzimáticos, contracção muscular, reacções nervosas e coagulação do sangue.

As vitaminas são compostos orgânicos que actuam principalmente nos sistemas enzimáticos para melhorar o metabolismo das proteínas, dos carbonatos e das gorduras. Sem essas substâncias, não aconteceria a decomposição e assimilação dos alimentos. Além disso, certas vitaminas participam da formação de células do sangue, hormonas, substâncias químicas do sistema nervoso e de materiais genéticos.

Os carbonatos são os principais responsávei
s por fornecerem energia na maioria das dietas humanas. Os alimentos ricos em glícidos são mais baratos e abundantes em comparação com aqueles com alto teor de proteína e gorduras. Os carbonatos são queimados durante o metabolismo para produzir energia, liberando dióxido de carbono e água.

Os alimentos podem ser classificados em pães e cereais; legumes; tubérculos e raízes; frutas e verduras; carne; ovos; leite e derivados; gorduras óleos e doces

* RECOMENDAÇÕES DIETÉTICAS
Em relação à nutrição humana, os cientistas recomendam o seguinte: * Comer alimentos variados; * Manter o peso ideal; * Evitar o excesso de gorduras e óleos; gorduras saturadas e colesterol; * Comer alimentos com teores suficientes de amido e fibras; * Evitar o excesso de açúcar e sal; * No caso de ingerir bebidas alcoólicas, fazê-lo com moderação.




Combata a obesidade, previna as doenças!!

Workshop


Workshop Desporto from Tiago Teixeira on Vimeo.


A prescrição de exercícios deve encontrar a aceitação e satisfação de quem vai praticá-lo, a fim de evitar o desinteresse inicial que poderá resultar em um abandono futuro. Cada tipo específico de exercício possui um efeito. Quando há um objectivo específico, deve-se escolher, qual a modalidade que alie prazer e eficácia comprovada para aquele determinado fim, pois tudo depende da individualidade biológica de cada um.

Existe uma grande diversidade de benefícios vindo da prática de actividade física por todos indivíduos em todas as idades, sendo que o mais importante, é o aluno conquistar a sua liberdade física, mental e espiritual com prazer.

Alimentação Saúde e Desporto





Caminhar faz bem a qualquer hora...Caminhe pela sua saúde!!!

Saúde e Desporto


Saúde e desporto

O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre pessoas de todas as idades, em todo o mundo.

A Organização Mundial de Saúde – OMS – reconhece a grande importância da actividade física para a saúde física, mental e social, capacidade funcional e bem-estar de indivíduos e comunidades. A actividade física no dia-a-dia é importante em todas as idades, incluindo mulheres, idosos, trabalhadores e portadores de deficiências, em todos os sectores sociais, especialmente na escola, no local de trabalho e nas comunidades.

O sedentarismo é enfatizado, pelo World Health Report de 1997, como um factor de risco causador de doenças, com a mesma importância que o fumo e a alimentação.
O Ministério da Saúde aponta que o estilo de vida é responsável por 54% do risco de morte por cardiopatia, 50% pelo risco de morte por acidente vascular cerebral, 37% pelo risco de morte por cancro e, no total, por 51% do risco de morte de um indivíduo.

O estilo de vida sedentário é um factor de risco relevante para o acidente vascular, as principais causas de morte em todo o mundo. O risco de doença cardíaca para as pessoas menos activas e menos condicionadas pode ser o dobro, comparado às pessoas mais activas e condicionadas.

A EMBRATEL, criou um programa de controle do peso, tendo como um de seus pilares o combate ao sedentarismo. O Programa procura consciencializar para a importância do exercício físico, enfatizando a forma correcta da sua execução, que deve ser bem orientada e adequada às características individuais.

A actividade física pode ajudar a atingir o peso corporal apropriado e contribui positivamente para a mudança de outros factores de risco de doenças como o perfil de lípidos, a resistência à insulina e à hipertensão. Desta forma, contribui para o controle dos diabetes, colesterol alto e hipertensão arterial.

A relevância do binómio actividade física e saúde leva à necessidade de melhor informar e educar a população acerca da prática regular da actividade física, como factor de promoção da saúde e prevenção de doenças.

É importante compreender a relação intrínseca entre saúde e estilo de vida (hábitos sociais e culturais), em que a actividade física participa como factor fundamental. Deve-se ter sempre em mente que o corpo humano foi projectado para a acção, e não para a inactividade.

“Os que não encontram tempo para o exercício terão de encontrar tempo para as doenças.”
Edward Derby

Benefícios da Actividade Física para o organismo

A actividade física realizada na maioria dos dias da semana melhora a saúde nos seguintes aspectos, segundo a OMS:

  • Reduz o risco de morte prematura.

  • Reduz o risco de morte por doença cardíaca.

  • Reduz o risco do desenvolvimento de diabetes.

  • Reduz o risco do desenvolvimento de hipertensão arterial.

  • Auxilia na redução do nível de hipertensão nas pessoas que já a possuem.

  • Reduz o risco do desenvolvimento do cancro de cólon.

  • Reduz sentimentos de depressão e ansiedade.

  • Auxilia o controle de peso.

  • Ajuda a construir e manter saudáveis ossos, músculos e articulações.

  • Ajuda os idosos a se tornarem mais fortes e mais aptos a se locomover sem cair.

  • Promove bem-estar psicológico.

Qual o contributo da ginástica para com o trabalho diário?

Com a revolução electrónica, a maioria das pessoas viu-se diante de uma mesa de computador, e as posturas erradas podem acarretar tensões e dores musculares. Mas a falta de tempo não pode servir de desculpa para fugir aos exercícios.

Há exercícios, sobretudo alongamentos, que podem ser feitos antes de começar o dia de trabalho. Os especialistas recomendam, também, alongamentos a qualquer hora do dia, ao sentir tensão e/ou rigidez.

Permanecer sentado por longos períodos é uma das maiores causas de dores na região lombar. Há exercícios que podem ser feitos, no local de trabalho, para mover os músculos desta região e melhorar a circulação.

Recomenda-se, sobretudo, a flexibilidade postural, isto é, que a pessoa mude de posição, se movimente de tempos em tempos, regularmente. Após algum tempo sentada, fazer alguma actividade que exija caminhar na sala, por exemplo, ou realizar algum tipo de alongamento.

FONTES:

  • WHO – World Health Organization

  • Ministério da Saúde – Governo Brasileiro

  • "A Linguagem da SAÚDE" – Luiz Alberto Py e Haroldo Jacques

  • "Alongue-se no Trabalho" – Bob Anderson

  • EMBRATEL




Suplementos Desportivos, o que são?




O uso de suplementos cresce nos mercados e milhares de pessoas buscam esse tipo de produto na esperança de mais saúde, beleza e rendimento. As promessas de resultados feitas pelos fabricantes geralmente não possuem qualquer aprovação científica.
O uso de substâncias que melhorem o rendimento é uma prática antiga no m
eio desportivo, mas o que é um suplemento?

Burke & Read classificam os suplementos em duas gra
ndes categorias: os suplementos dietéticos e os auxiliadores ergogênicos. Os suplementos dietéticos são similares aos alimentos em relação aos nutrientes fornecidos, são produtos práticos para ingestão durante a actividade física, podem servir como auxiliares no aumento do consumo energético ou do aporte vitamínico-mineral. Entre eles estão: as bebidas desportivas, os suplementos, os multivitamínicos, vitamínicos, suplementos minerais, refeições líquidas e os suplementos à base de cálcio. Por eliminação, o restante das substâncias ingeridas de forma suplementar a alimentação seria considerado auxiliador ergogênico. Os suplementos dietéticos não promovem aumento de desempenho. O resultado melhor na performance seria uma consequência da capacidade em atender uma demanda nutricional. Ou seja, o atleta não ficaria mais forte ou mais rápido devido ao suplemento, mas conseguiria manter-se em actividade mais tempo, por exemplo. Já o auxiliador ergogênico teria a capacidade de aumentar a performance, fornecendo substâncias que fisiologicamente não fariam parte da demanda nutricional. Outras classificações surgiram e alguns autores classificam todos os suplementos como sendo ergogênicos porque de uma forma ou de outra eles auxiliam na performance. Na verdade a grande diferenciação que se deve fazer é: existem substâncias que podem agir alterando processos metabólicos e genéticos diferentemente dos alimentos e existem produtos que simplesmente fornecem os nutrientes que normalmente viriam da alimentação de outra forma. É a linha que divide o que seria considerado suplementação nutricional do que se aproxima do doping. Dessa forma, quem consome suplementos e participa de eventos desportivos, deve estar atento para o conteúdo REAL do suplemento para não ingerir substâncias proibidas, fato que já ocorreu com atletas importantes, que foram condenados por doping e que depois provou-se que a substância provinha de produtos comercializados como “suplementos alimentares”.

Existem muitos tipos de suplementos no mercado e algumas pessoas procuram orientação directamente com o dono da loja de suplementos ou indicação de amigos ou professor.
Os mais cuidadosos procuram auxílio de um bom profissional da saúde, com
o nutricionista ou médico do desporto.

Tipos de suplementos

Aminoácidos: matéria-prima de proteína, de rápida absorção. Recomendado para atletas que treinam com muita intensidade e necessitam de reposição constante e rápida de proteína.

Hipercalóricos: compostos multi-nutrientes de alta categoria. Ideal para atletas que desejam aumentar o peso, mantendo-se com altas reservas energéticas. Possuem fibras, vitaminas, minerais, baixo teor de gordura e altíssima quantidade de calorias.


Termogênicos: Os termogênicos são substâncias que aumentam a te
mperatura corporal, ocasionando uma maior queima de calorias e reduzindo o apetite. Auxiliam no metabolismo de gorduras, convertendo-as em energia disponível ("queima"). Os principais são o óleo de cártamo, a colina, o extracto de Laranja Amarga, a Cafeína, etc. Recomendados para pessoas que queiram acelerar a queima do excesso de gorduras, é importante que seu uso seja acompanhado de actividades físicas.

Ácido Linoléico CA/CL/LA: São suplementos de óleo de cártamo, utilizados para definição muscular. Promovem a diminuição dos níveis de gordura corporal e auxiliam no ganho de massa magra, músculos, sem estimulantes e sem efeitos prejudiciais.


BCAA’s: são os principais aminoácidos (L-valina,
L-leucina e L-isoleucina) requeridos pela musculatura durante o exercício físico. Recomendado como anticatabólico após um treino intensivo, para aumentar a capacidade de ganho de massa. Os BCAA constituem até 35% da sua massa muscular e são indispensáveis para a manutenção e o crescimento dos músculos.
Além de construir células e reparar tecidos, eles formam anticorpos, fazem parte do sistema hormonal e enzimático, formam RNA e DNA e ainda transportam oxigénio pelo corpo.

Creatina: são suplementos que possuem fontes naturais de creatina, com componentes extraído a partir das proteínas de carne e do fígado bovino. Estas proteínas são consideradas três vezes mais potentes do que a de suas formas normais. São suplementos para ganho de força, pelo controle da transmissão de energia para os músculos. Recomendado para
diminuir o tempo de recuperação e, consequentemente, aumentar as cargas dos exercícios e uma maior explosão muscular.


Anabolizantes naturais pró-hormonais: Entre os suplementos especiais os qu
e merecem um destaque são os da classe dos pró-hormonais. Eles são nada mais do que precursores da testosterona, fazendo com que a produção de hormona masculino aumente em seu organismo de forma natural. Apesar de ser naturalmente produzido pelo corpo humano, a suplementação promove uma produção bem maior de testosterona no organismo. A testosterona é a principal hormona envolvido no processo de ganho de massa muscular.

Whey Protein: proteína do soro do leite (lactoalbumina), com alto grau de pureza. Indicado quando o objectivo é a hipertrofia ou a manutenção da massa magra, evitando o catabolismo.
Ao contrário daqueles que não fazem nenhum tipo de exercícios de for
ma regular, os praticantes de culturismo necessitam de proteínas em quantidade e qualidade bem superiores. Auxiliares da construção muscular, elas são necessárias também para a formação de enzimas, anticorpos, hormonas e manutenção orgânica.

Creatina Como Suplemento

Não se esqueça, que o uso de suplementos em excessos e sem orientaçã
o profissional pode causar graves problemas de saúde. Não se descuide.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Treino Desportivo



O que é o treino?

É todo o processo pedagógico planeado e sistematizado, articulado com os princípios científicos, tendo como objectivo principal o aumento do rendimento do individuo.




Tomahawk Indoor Cycling - ICE Clip 2007

INDOOR CYCLING

O Indoor Cycling foi criado em 1997 pelo sul africano Johny G. ultra-ciclista que disputava do tipo Race Across America, que chegava a ter mais de 5mil km e oito dias de duração. Com o objectivo de melhorar o seu treino nas pistas, pegou na sua bicicleta ergométrica e remodelou-a para que tivesse as mesmas características de uma bicicleta normal de corrida. Foi assim que começou a leccionar aulas e rapidamente ganhou seguidores, mais tarde Johny G. juntou-se ao seu sócio John Baudhuin, para criarem a Mad Dogg Athletics Inc em que uniram forças definindo acordos com a fabrica Schwinn, hoje lider no mercado para desenvolver o Spinning. Mais tarde, surgiram outros programas de ciclismo indoor. Utilizam o mesmo modelo de bicicleta criado por Johny G, cada qual com a sua peculiaridade, embora com semelhanças nas componentes biomecânica e fisiológicas, nunca saindo da linha da intuição em satisfazer a grande procura no mercado do fitness na melhoria da performance da pedalada. Mais tarde surgem outros programas patenteados com outros nomes como: o Johny G. Spinning, Powerpace, Precision Cycling, Cycle Reebok, Rpm, e outros.

Terminologia

Indoor Cycling é a prática de ciclismo em bicicleta estacionaria (sem sair do lugar), praticada num local especifico, dentro de uma sala, num ginásio ou Health Club, adaptada para simular a percursos utilizados no ciclismo outdoor, através da utilização de uma resistência característica da bicicleta que nos permite aumentar ou diminuir a intensidade da pedalada, visando o desenvolvimento da condição física.


Benefícios do Indoor Cycling
  • Melhoria do sistema cardiovascular e respiratório, contribuindo para o aumento da capacidade aeróbia e anaeróbia;
  • Queima de lípidos;
  • Redução dos níveis de colesterol e triglicéridos;
  • Fortalece a massa muscular dos membros inferiores, da cintura e principalmente o fortalecimento abdominal.
  • Reduz a massa gorda e aumenta a massa muscular.


A melhor aula de Yoga!





Se sabemos faze-lo quando somos pequenos...Se nascemos e somos saudáveis...Porque temos de voltar a aprender?

Exercício físico nas crianças


O exercício físico é essencial para um bom desenvolvimento, assim como para prevenção de doenças e para uma vida de qualidade, e por isso deve ser estimulada desde cedo, como defende a OMS e a CE. o exercício físico devia ser uma parte integrante das actividades diárias da criança, assim como as actividades de leitura, escrita e verbalização.
Na idade infantil, o exercício físico é uma forma saudável destas se aliviarem das tensões próprias da idade, relativamente à escola, à educação, etc., assim como aliviarem a energia própria das crianças. Além destas funções, o exercício físico também estimula o crescimento promovendo um bom desenvolvimento muscular, pulmonar, cardíaco e vascular. O exercício físico é também uma forma de prevenir diabetes, que vem sendo cada vez mais comuns a infância, pois assim o organismo da criança fará um metabolismo correcto dos açucares. No entanto a criança nunca deve ser obrigada a praticar exercício físico e sim estimulada, para que seja uma actividade de prazer e bem-estar, respeitando sempre os seu limites, nunca impondo grandes esforços.

Bebemos água suficiente?



Ana Catarina Andrade

Porquê beber água durante a prática de Exercício Físico?

Durante o treino o organismo liberta água corporal e sais minerais.
As reservas de açúcar diminuem. Fundamental é, por isso, saber como repor os elementos perdidos e dar de beber ao corpo. 

domingo, 23 de janeiro de 2011

Ouvir música enquanto treina


Ana Catarina Andrade

PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIO FÍSICO DIMINUI O STRESS

O stress e a ansiedade tem assolado cada vez mais pessoas. Vivemos num mundo competitivo, quase sempre somos compelidos a fazer exageros e adoecemos por pressão psicológica e stress elevado no trabalho.
Consulte em baixo o estudo da UNIVERSIDADE DE SANTA CATARINA (BR) sobre este tema.

Stress Ergonomia or Exercicio Fisico

Nos últimos tempos temos observado um crescimento notório do número de pessoas que tem recorrido à prática de exercício e de actividade física como forma de procurar o bem estar físico e psicológico para as suas fadigas do dia-a-dia.

Podemos observar quase diariamente, pessoas de várias idades, de ambos os sexos, a correr, caminhar, andar de bicicleta ou patins, entregando-se à prática do exercício e da actividade física.

Quando questionamos as pessoas sobre as razões pelas quais se entregam à prática de exercício e actividade física a resposta é quase unânime. Respondem, que o fazem porque se sentem bem, porque as faz sentir melhor ou porque as ajuda a combater o stress do dia-a-dia.

De um modo geral, a prática regular de exercício e de actividade física, além de vários benefícios para a saúde, ajuda a libertar a tensão e melhora o bem estar psicológico.


Veja como o exercício físico está relacionado á saúde mental:
1)Redução da ansiedade;
2)Redução da depressão;
3)Aumenta a sensação de bem-estar;
4Reduz a agressividade;
5)Aumenta a longevidade;
6)Melhora o sono e aumenta a energia;
7)Diminui o risco de morte prematura;
8)Actividade física está associada com positiva auto-estima;
9)Actividade física está associada ao sono repousante;
10)Actividade física está associada á habilidade para responder ao stress.

Algumas definições e apresentação dos vários sintomas do stress no Site da Dra. Beatriz Accioly.


Pratique saúde. Saia da poltrona e exercite-se!

Ana Catarina Andrade